Sello Regeneração RL-512

Respeitável Loja de São João

Saint Bernard de Clairvaux nº 23

Sello de la Logia a 1024

O selo é composto pelos elementos ligados aos Pauvres Chevaliers du Temple ou como todos conhecemos Os Cavaleiros Templários. E St Bernard de Clairvaux une esta Ordem a Igreja Católica e a nossa Ordem estritamente cristã.



O Circulo

Representando a união de todos os IIr. do regime Retificado no mundo, o círculo dourado demarca a orla do selo da Loj.;



A faixa verde

Acompanhando o círculo dourado temos uma faixa na cor verde, cor que representa a Loj. do 4o Grau, a representação do Mestre Escocês de Santo André.



St. Bernard de Clairvaux

O Abade de Clairvaux não era apenas um simples clérigo da Igreja e sim “o conselheiro mais importante do Papa Horácio II e a figura mais brilhante e carismática da Cristandade do século XII. Hoje, nós o conhecemos como São Bernard de Clairvaux” .



Não bastasse isso ele era sobrinho de André de Montbard, um dos nove cavaleiros que fundaram a Ordem Templária. Em 1126, André de Montbard e Hughes de Payen voltaram para França para falar com o sobrinho de André, o Abade Bernard de Clairvaux. Seja o que for que houviu de seu tio, o Abade colocou imediatamente toda a sua influência e energia a serviço dos Templários e convenceu o Papa a dar pleno reconhecimento da Igreja e também se ofereceu para criar a constituição da ordem.



A Cruz Potençada
A Cruz Potençada distingue-se da cruz transversa por não incluir simplesmente remates transversais, mas por ser uma cruz de natureza composta, formada pela justaposição pela base de quatro cruzes em forma de Tau. Esta simbologia representa comumente os quatro cantos do mundo (pontos cardeais), domínio correspondente à expansão e à difusão do catolicismo e, por isso, muito utilizada nas cruzadas.



Esquadro e Compasso

Sendo o compasso móvel e o esquadro estático, dá-se aí a dualidade passiva e ativa entre os dois símbolos, bastante presente na simbologia maçônica.



Juntos formam o símbolo mais característico da maçonaria. Representam que a ordem é pautada pela filosofia sobre os itens dos pedreiros e antigos construtores. É o símbolo de mais fácil reconhecimento usado em joias, construções e nos mais diversos modos. Nenhuma loja funciona sem o Esquadro e Compasso. No selo eles estão sobre a cruz para identificar o Regime Escocês Retificado de base cristã.